Entendendo e dominando o funil de vendas da sua clínica

Como entender e dominar o Funil de Vendas da sua clínica vai te permitir faturar mais todos os meses (sem necessariamente investir mais)

O que é o funil de vendas da sua clínica?

Funil de vendas é o Modelo Estratégico que representa como (e mais importante, quanto) o seu paciente interage com sua clínica do momento em que a conhece até o momento em que compra – e para os que pensam em lucrar mais e mais sem investir uma tonelada em tráfego, o funil também representa o pós venda.

Mas como a GM aqui é boazinha, eu vou facilitar a compreensão adaptada para o universo da sua clínica. 😙

O Funil de Vendas da sua clínica é a quantidade de pessoas que:

– Veem sua clínica todo mês;
– Consideram a sua clínica (algo como : “humm, eu quero fazer um botox. Será que essa clínica faz?”)
– Entram em contato com a sua clínica (aqui estão os directs mais quentes que você recebe até aquele lead que fala oi e some)
– Agendam uma avaliação
– Comparecem
– Fecham (isso aí, vendas 🤑)
– Compra mais uma vez
– e de novo
– e de novo
– mais uma vez
– e outra (sim, aqui cada vez mais o consumismo é algo bom)

Ou seja, simplificando MUITO é analisar toda a jornada do seu paciente de Visualização -até→ Compra & Recompra.

Como avaliar onde colocar seu dinheiro para captar mais pacientes? Em que canal? Em que Rede Social? Google ou Facebook? Por que tantas opções? Panfleto? Influencer?

Olha, se você já se questionou sobre isso, eu indico você ler o nosso artigo sobre como escolher o melhor canal de captação.

Mas por agora o que eu quero te dizer é a verdade óbvia, mas chata, que você não quer ouvir:

  • Antes de investir em qualquer canal, você precisa saber como está o seu atual funil e quais são as suas Taxas de Conversão.

Sem saber essas duas coisas, você não vai muito longe nesse negócio de captar mais pacientes.

Por isso eu vou te dar um presente aqui: Clique aqui para descobrir suas taxas de conversão.

Clicando no link acima, você recebe o acesso à uma planilha de calculo de taxa de conversão. Com ela você vai saber exatamente quais são os momentos do funil que você precisa consertar para gerar mais pacientes

Já usou a ferramenta para calcular a sua taxa de conversão? 🧐

Não? Então não siga lendo! Clica aqui para descobrir as taxas de conversão da sua clínica.

Pronto, agora eu vou acreditar que você já fez sua lição de casa e descobriu as suas taxas… 👀

Mas agora, como saber se você está com um bom funil??

Primeiro: ROI. Retorno sobre Investimento

Se você coloca mil reais em um investimento e isso te rende 3 mil reais em vendas, você faz um ROI de 3.

Roi indicado? Para as clínica está em algo entre 5 e 7. Ou seja: colocou mil reais numa ponta, voltou R$7.000,00 na outra.

O ROI sempre é o guia mais justo, mas não vamos parar por aqui.

Agora vou te apresentar como a GM avalia o funil das clínicas.

 

Leads: quantos novos contatos você recebeu no mês;

Agendamento: quantos agendamentos você marcou na sua agenda:

Comparecimento: quantos de fato compareceram;

Vendas: quantas vendas você fez, é claro

ROI: quantas vezes seu investimento retornou, como já expliquei acima.

Analisar o funil de vendas da sua clínica é uma das dezenas de práticas e rotinas que você deve ter para alcançar o sucesso na captação de novos pacientes.


Clique aqui para ter ajuda da GM para captar mais pacientes qualificados todas as semanas.

 

Essas foram as métricas, agora vamos para as taxas:

Tx de agendamento: porcentagem de agendamento que você está fazendo em cima dos leads recebidos;

Tx de comparecimento: porcentagem de pessoas que depois de agendarem, de fato comparecem;

Tx de conversão em vendas: porcentagem das pessoas que compareceram na avaliação e fecharam.

Quais são as taxas saudáveis?

Tx de agendamento: pelo menos 25%;

Tx de comparecimento: pelo menos 50%

Tx de conversão em vendas: pelo menos 50% também

Ai mas as minhas taxas não estão assim! Que que eu faço? 😫”

Calma dentisto… GM ta aqui para ajudar (kkkkkk)

Como combater a Tx de agendamento baixa:

Aqui nós levantamos 02 hipóteses (e a primeira sempre é a mais provável)

1 – Sua secretária não sabe fazer um bom agendamento;

2 – Sua agência de Tráfego está enviando leads fora do perfil mínimo

Ou seja, ou você treina a secretária ou demite a agência (às vezes os dois rs)

Como combater a Tx de comparecimento baixa:

Com 02 ações simples:

1 – Agendar o lead para a data mais próxima possível;

2 – Lembrar o lead com frequência da sua consulta (é lembrar, não confirmar, viu?)

Como combater a Tx de vendas baixa:

Aí meu amigo ou amiga, que vem o trabalho árduo. Agora você vai ter que aprender a vender mesmo.

E se você é do tipo que diz “Se o paciente entrar na clínica eu fecho” e tem menos de 50% de fechamento, você está errado.

 

Mas fique tranquilo, você não está sozinho. É assim com a maior parte dos avaliadores e doutores do mercado.

 

Aprender a vender vai te ajudar não só em aumentar a Tx de conversão, mas também, aumentar seu ticket médio.

Analisar o funil de vendas da sua clínica é uma das dezenas de práticas e rotinas que você deve ter para alcançar o sucesso na captação de novos pacientes.


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